A Vila Oculta da Areia foi fundada ao fim da Primeira Grande Guerra Ninja, inspirando-se no modelo administrativo da Vila Oculta da Folha. Tempos depois, Hashirama Senju, o primeiro Hokage da Vila da Folha, ainda buscando criar alianças com as demais vilas, propôs um acordo de paz e ofereceu parceria com a Vila da Areia. Para selar estes acordos, ofereceu um de seus nove Bijuus, à escolha da Vila da Areia, para ser dado como sinal de boa fé. A Vila da Areia escolheu então o de uma cauda, Shukaku, que controlava as naturezas de chakra de vento e de areia.
Como o Bijuu fugiu para o deserto ao primeiro descuido do primeiro Kazekage e estava assustando os moradores, o Shukaku foi selado então em um recém-nascido, tornando-o o primeiro Jinchuuriki da Shukaku. Como posteriormente a criança teve seu corpo tomado por este demônio, a Vila da Areia entrou em estado de alerta, até que o Bijuu escapou do corpo, matando o portador. A Vila foi quase totalmente destruída devido a isto, e os moradores se tornaram receosos em relação aos jinchuurikis.
A Vila da Areia e a Vila da Folha tiveram sérios desentendimentos que levaram à Segunda Grande Guerra Ninja. Chiyo pediu ao conselho que declarasse a guerra, pois desejava vingança contra a Vila da Folha e Sakumo Hatake pela morte do seu filho. O segundo Kazekage conseguiu então capturar o Shukaku durante a guerra, e este então foi selado em outro recém-nascido. Antes do término da guerra, porém, o Bijuu escapou novamente e o segundo jinchuuriki do shukaku morreu no processo. Devido à isto, à morte do segundo Kazekage durante a guerra e às poucas baixas sofridas pela Vila da Folha, devido à boa equipe médica, a Vila da Areia passou por sérios transtornos.
O terceiro Kazekage foi então escolhido, e o equilíbrio foi restabelecido na Vila, graças a seus métodos calmos e seus poderes, que expulsaram inúmeros invasores do País do Vento. Posteriormente propôs exterminar a caça ao Shukaku, porém os conselheiros da época seguiam os ensinamentos do primeiro Kazekage e negaram seu pedido. Insistiu, alegando que a criatura, por mais demoníaca que fosse, ainda deveria ter o direito à vida. Porém, como a Akatsuki estava caçando os Bijuus para que servissem a seus próprios motivos, o Kazekage se viu obrigado a capturar o Shukaku. Capturou, selou-o no terceiro Jinchuuriki e, através deste, conseguiu desenvolver sua Kekkei Genkai de fusão dos elementos Doton e Raiton, criando o eletromagnetismo. Com isto, consagrou-se como o mais poderoso líder da Vila até então, pois conseguiu o poder sobre a Areia de Ferro.
Como o terceiro Kazekage desapareceu sem deixar pistas, a Vila da Areia iniciou a Terceira Grande Guerra Ninja ao supor que alguma das Cinco Grandes Nações estivesse envolvida. Este desapareceu após ser convidado para a Akatsuki. Como precisaria dar o Shukaku ao líder da organização, Pein, o Kazekage mudou de ideia, pois seria visto como o pior líder da Vila. Assim, o Kazekage, sem conhecimento da Vila, lutou contra Sasori, o melhor manipulador de Kugutsu de até então, neto de Chiyo, e espião da Akatsuki infiltrado na Vila. Tendo o Kazekage perdido, foi transformado em uma marionete de Sasori, que abandonou definitivamente a Vila.
A Terceira Guerra Ninja causou muitas baixas à Vila da Areia, pois a Vila da Folha possuía muitos ninjas talentosos, além dos Sannins. Entre os ninjas talentosos, pode-se citar Minato Namikaze, Kakashi Hatake e Itachi Uchiha. O único fator que de certa forma beneficiou a Vila da Areia foi o suicídio de Sakumo Hatake. Descobriram então que nenhuma nação havia capturado o Kazekage, e a aliança com a Vila da Folha foi restabelecida. O Terceiro Hokage ficou muito contente com isto, e a Terceira Guerra Ninja acabou. A Vila prosseguiu com as buscas ao Kazekage secretamente, mesmo após a eleição do sucessor. O Shukaku escapou novamente para o deserto, matando outro Jinchuuriki.
Com o fim da Terceira Guerra, o Quarto Kazekage foi eleito. A escolha agradou muito a vila, pois esta o conhecia como alguém extremamente sério e que gostava de lealdade firme. Ficou conhecido por capturar definitivamente o Shukaku. Como não queria depender da Vila da Folha, selou o demônio através de Chiyo em uma criança que ainda ia nascer, o seu filho, que ainda estava na barriga de Karura. Como o Shukaku cria um enorme distúrbio de chackra durante o selamento, Kakura morre pouco após o parto, não sem antes batizar a criança como Gaara e dar-he a Defesa Absoluta de Areia.
O Kazekage passou a odiar seu filho, por considerá-lo culpado pela morte de sua esposa. Toda a Vila tinha receio de sua existência, devido às experiências anteriores com Jinchuurikis. Eventualmente o poder do Shukaku extravasava e matava algumas crianças. O Kazekage passou a ordenar o assassinato de Gaara secretamente. Yashamaru, seu tio, era o único que gostava dele, mas ainda assim, participou das tentativas de assassiná-lo, ao perceber que não conseguia amá-lo de todo. Pouco antes de morrer, o tio revela que Gaara é, na verdade, o Jinchuuriki. Com tamanho choque, a consciência de Gaara é parcialmente tomada pelo Shukaku.
Possuído pelo demônio, Gaara torna-se um frio assassino. Em certa ocasião, libertou temporariamente o Shukaku, ameaçando matar todos da Vila que defendessem o Kazekage se este não cessasse as tentativas de assassinato. Desde este momento, passou a ser extremamente temido por todo o País do Vento, e não foi mais importunado.
O Quarto Kazekage é assassinado, bem como seus subordinados, por Orochimaru, próximo a fronteira do País. Este tomou sua forma e passou a controlar a Vila em seu lugar. Neste tempo, criou uma aliança com a Vila Oculta do Som e inventou que o Senhor Feudal cortou relações com a Vila devido à sua aliança com a Vila da Folha, pois temia que sua Vila se enfraquecesse e seu país deixasse de ser uma das Cinco Grandes Nações. Dizendo isto, justificou a tentativa de destruição da Vila da Folha.
A invasão se iniciou secretamente com os competidores do Exame Chunnin: Gaara, Temari e Kankurou. Com este ataque surpresa, a Vila da Folha sofre muitas baixas, entre elas, o Terceiro Hokage causada por Orochimaru disfarçado de Kazekage, com ajuda de seus subordinados. Entretanto, a Vila da Folha consegue expulsar os invasores. Os ninjas sobreviventes vão até a fronteira do País do Fogo, onde encontram o corpo do verdadeiro Quarto Kazekage, junto a seus subordinados. Analisando o estado de decomposição, percebem que a Vila da Areia estava sendo enganado desde antes do início do Exame Chunnin. Baki, um dos líderes da invasão, percebe a grande besteira feita pela Vila e informa aos conselheiros quais eram os responsáveis pelo falso Kazekage: Orochimaru e o Quarteto do Som. A aliança entre as vilas é reatada em um encontro na capital do País do Fogo entre os conselheiros e senhores feudais de ambos países.
Dois anos após a morte do Quarto Kazekage, Gaara se torna o Quinto, mudando radicalmente a opinião da Vila sobre os Jinchuurikis: antes o viam apenas como quem tinha um demônio no corpo, mas agora o viam como o que não hesitava em defender aqueles que um dia o desprezaram. A Akatsuki volta a aparecer ao capturar Gaara usando Deidara e Sasori. O País do Vento pede auxílio à Vila Oculta da Folha, que manda dois times para auxiliar: o Time Kakashi e o Time Gai. Sasori é morto e Deidara derrotado, mas Gaara não retorna vivo, pois o Bijuu já havia sido extraído. Então, Chiyo usa um ninjutsu de ressuscitação que a mata. Fica feliz com a nova geração de ninjas que presenciou iniciar.
Posteriormente, diante da ameaça promovida pela akatsuki, juntamente aos demais kages, o Quinto Kazekage formaram a aliança shinobi. Nesta o kazekage assumiu o papel de Comandante da Aliança das cinco Nações e ainda General da Quarta Divisão.